
QUE EXEMPLO REPRESENTA MELHOR O TRABALHO EM EQUIPA DO QUE UMA ORQUESTRA?
Coordenação | Cooperação | Criatividade
Descubra a magia dos ritmos e crie laços fortes entre colegas. Desperte a paixão pelo trabalho em equipa através da poderosa vibração do Tocá Rufar.
Sob a dinâmica de oficinas de percussão tradicional portuguesa desenhadas para veicular conhecimentos específicos e resultados que acrescentam valor à sua actividade e organização, complementamos formações e outras acções para equipas de trabalho.
Objetivos
Fomentar o sentimento de equipa, potenciar o trabalho de grupo, aumentar a motivação e disciplina, veicular conhecimentos, potenciar a liderança, alcançar resultados visíveis e positivos.
Dinâmica
Utilização de instrumentos de percussão e repertório tradicional com a dinâmica organizacional própria de uma orquestra.
Públicos-alvo
Jovens/Adultos /Empresas
Duração
30/60/90/120 minutos
Participantes
20/50/100/200/300
Formato
O formato especÍfico de cada acção e a equipa Tocá Rufar envolvida são definidos em função das necessidades e dos objectivos do cliente bem como do número de participantes.
O Tocá Rufar propõe uma atividade única de team-building que utiliza a música, especificamente a percussão, como elemento central. Essa abordagem inovadora para a formação de equipes promove um ambiente colaborativo e envolvente para os participantes.
Numa sessão de formação de equipes Tocá Rufar, os participantes podem ser divididos em grupos menores e recebem vários instrumentos de percussão. As sessões são conduzidas por um facilitador profissional que guiará as equipes por meio de exercícios e atividades destinadas a promover uma comunicação eficaz, resolução de problemas, criatividade e cooperação entre os membros da equipe.
As principais atividades numa sessão de team-building podem incluir:
1. Exercícios de aquecimento: O facilitador conduz o grupo através de atividades baseadas no ritmo para ajudar os participantes a se sentirem confortáveis com os instrumentos e em sincronia uns com os outros.
2. Jogos rítmicos: Os participantes envolvem-se em jogos que os concentram em tocar juntos, ouvir uns aos outros e criar arranjos musicais dinâmicos.
3. Técnica e padrões: O facilitador demonstra técnicas de percussão adequadas e auxilia o grupo na prática de diferentes padrões rítmicos.
4. Improvisação criativa: As equipes são incentivadas a explorar sua criatividade improvisando e desenvolvendo suas paisagens sonoras únicas, aprendendo a tocar em harmonia com outras equipes.
5. Performance: As equipes reúnem-se para mostrar as suas competências recém-adquiridas e cada grupo apresenta-se, tocando para os restantes, como um conjunto musical coeso.
Guião para reflexão final
1 - Que ilações podemos tirar da ação?
2 - Durante a ação e perante as dificuldades, como se sentiram; quais as primeiras reações?
3 - Como lidaram com os erros e falhas Como foram ultrapassados?
4 - Durante a ação sentiram mudanças em si próprios? E no grupo em geral
5 - Enumerar factores que contribuíram para o bom desenrolar da ação?
(liderança; entrega; confiança; objetivos bem definidos; camaradagem e apoio entre a equipa).
6 - Uma vez realizada a ação o que fariam se a tivessem de repetir?
7 - Palavras que reflitam a memória desta ação?
A abordagem do Tocá Rufar nos workshops que realiza é agradável e benéfica para todos os participantes, mesmo sem qualquer formação musical. Ao envolver os colaboradores nesta atividade, os participantes têm a oportunidade de desenvolver capacidades musicais básicas, como a noção de ritmo, coordenação motora e a noção espacial. Além disso, a prática em grupo permite que procedam colaborativamente, aprendendo a ouvir e responder às contribuições dos outros participantes e colegas, promovendo assim competências sociais e de comunicação.
Os benefícios desta atividade vão além do aspeto musical. Esta prática pode ajudar a melhorar a memória, a concentração e a capacidade de ouvir atentamente. Também proporciona um alívio do stress e promove uma sensação de realização pessoal e bem-estar coletivo.
Os nossos teambuilding baseados no ritmo são uma ótima maneira de ajudar os colaboradores de uma empresa a sentirem-se confortáveis com os instrumentos musicais e a trabalhar em equipe.
Além disso, esta atividade, baseadas no ritmo, é acessível e não requer experiência musical prévia. Portanto, as pessoas de todas as idades e capacidades podem participar e beneficiar dela. Esta prática é totalmente inclusiva, divertida e benéfica para todos.
Aconselhamos a gravação em vídeo de todo o processo cujos resultados são sempre surpreendentes e notáveis, e uma memória para guardar e desfrutar posteriormente.
BMW Group
Todos adorámos e hoje ainda se fala do evento no escritório.
Um obrigada muito especial aos monitores que estiveram connosco, que foram excecionais.
Alexandra Afonso | Financial Services
GRUPO EGOR
A ação correu muitíssimo bem, as pessoas saíram cansadas mas muito bem dispostas.
O feedback que recolhemos até agora dá nota 5 aos “Toca a Rufar” e à liderança e simpatia do Monitor.
Muito obrigada pela parceria, voltaremos ao vossos contacto.
Sandra Carvalho | Consultora
BNP PARIBAS
Em nome de toda a equipa do BNP Paribas, gostaríamos de agradecer a vossa dedicação e generosidade na organização desta actividade que foi um sucesso.
O feedback que tivemos dos participantes referente a esta actividade foi extraordinário e as expectativas relativamente a este teambuilding foram superadas.
O vosso contributo foi fundamental para o sucesso do nosso evento, e sabemos que os participantes levaram uma excelente recordação desta tarde, como alguns disseram, "inesquecível"!
Os nossos parabéns pelo trabalho de equipa e coordenação meticulosa.
Esperamos voltar a trabalhar convosco num futuro próximo!
O nosso sincero e profundo agradecimento! Até breve,
Isabel Souto | Event Manager | BNP Paribas Securities Services | Marketing anda Comunications
COLÉGIO VALSASSINA
Agradecemos toda a disponibilidade do projeto "Tocárufar" dispensado para a realização de um workshop de percussão no Colégio Valsassina.
Convidámos-vos para oferecer aos nossos colaboradores - docentes, não docentes, equipa diretiva e administração - uma experiencia unica, antes do jantar de Natal da empresa.
Começou com um pequeno workshop de 1h onde o espirito de grupo, a sincronia e o ritmo deram azo a novas aprendizagens.
Fomos 30 voluntários com diferentes idades, profissões e personalidades. Durante duas horas fomos um só grupo (de percussão).
Acreditamos que a música é um excelente veículo para a comunicação não oral e o projeto "Tocárufar" um representante ilustre e único em Portugal. Após o Workshop, com a mestria do formador Flávio Santos, mostrámos aos nossos colegas (a mais de 150 pessoas) o que tínhamos aprendido.
E se tínhamos! Foram 20 minutos únicos, um momento de contagiante harmonia rítmica.
De quem tinha visto, a opinião era unanime: parabéns!
Quem tinha participado, a alegria era impossível de parar: uma experiencia única.
A repetir!
Muito gratos pela disponibilidade, entrega e profissionalismo.Estamos certos que voltaremos a cruzar aprendizagens.
Em nome do Colégio Valsassina, o nosso mais sincero agradecimento.
Frederico Valsassina Amaral | Administração
Geral: ADAT - Associação dos Amigos do Tocá Rufar
tocarufar@tocarufar.com
Rua Dr. Miguel Bombarda, Nº40
2840-5144 - Seixal
Portugal
Direção: Rui Júnior
(+351) 917 575 664 (WhatsApp)
(+239 9817792 (São Tomé)
ruijr@tocarufar.com
Operacional: Flávio Santos
(+351) 934 355 151
flaviosantos@tocarufar.com