Os espectáculos Tocá Rufar resultam do investimento na formação musical gratuita de crianças, jovens e adultos, e do desenvolvimento de projectos artísticos para apresentação pública em que os intérpretes são os próprios alunos. Têm na Orquestra Tocá Rufar, uma orquestra de percussão tradicional portuguesa, com naipes de bombos, caixas de rufo e timbalões, o espectáculo mais emblemático do Tocá Rufar, sendo a embaixadora de um projecto moderno, ágil, activo, criativo, inovador e possuidor de uma sólida identidade cultural.
Os tocadores dos espectáculos Tocá Rufar são pessoas comuns que no âmbito desta actividade alcançam lugares que à partida não estariam ao seu alcance, independentemente da sua origem e condição, demonstrando que é possível superar preconceitos através do trabalho e da persistência. Assim, os espectáculos Tocá Rufar permitem colocar pessoas comuns no lugar de representantes e embaixadores de um Portugal activo, criativo inovador e detentor de uma forte identidade cultural.
Sob o lema: entrega-te, revela-te, supera-te, o Tocá Rufar provê os seus alunos de uma nova e melhor perspectiva de si próprios e exige-lhes a busca de um equilíbrio justo entre o respeito de uma vontade e ordem comuns e a afirmação de uma identidade individual no seio da comunidade.
Além da sua acção directa sobre os alunos o Tocá Rufar tem uma acção indirecta muito abrangente. Os espectáculos do Tocá Rufar e a forma como os tocadores se apresentam e comportam publicamente inspiram milhares de espectadores, não só pela qualidade musical mas pela rectidão, educação, generosidade e simpatia que emanam; constituem um exemplo, desafiam e alimentam o espírito e são um importante estímulo à solidariedade e ao envolvimento ao serviço da comunidade.
O Tocá Rufar provê os seus tocadores de uma nova e melhor perspectiva de si próprios e exige-lhes a busca de um equilíbrio justo entre o respeito de uma vontade e ordem comuns e a afirmação de uma identidade individual no seio da comunidade. Têm na Orquestra Tocá Rufar o espectáculo mais emblemático e embaixador de um projecto moderno, ágil, ativo, criativo, inovador e possuidor de uma sólida identidade cultural.
Compondo uma turma única, o grupo composto pelos tocadores do Tocá Rufar reúne e aproxima indivíduos díspares cujos contextos sociais normalmente não se cruzam nem conhecem mas que, enquanto percussionistas adquirem uma posição de equidade. Como membros queridos duma só família partilham afinal um espaço de encontro entre gerações, culturas, experiências de vida, carreiras escolares e académicas, faixas sociais, identidades; onde todos são entendidos e considerados unicamente pela sua entrega, amizade e mérito.
Durante o mês de agosto não se irão realizar ensaios da Orquestra Tocá Rufar.
A partir de setembro os ensaios são realizados aos sábados de manhã, das 9:45 às 12:00, em local a indicar.
COMO FAZER PARTE
O Tocá Rufar é uma escola de música com padrões de disciplina e exigência cada vez mais altos e não um projecto de recreio.
A cada momento os beneficiários devem comportar-se como cidadãos exemplares e músicos responsáveis, plenos de qualidades humanas, pois são os principais embaixadores do projecto.
A idade mínima para a admissão de crianças é de 9 anos de idade.
TRANSPORTE
Dependendo do local e lotação do autocarro, Tocá Rufar poderá facultar transporte gratuito para os ensaios e regresso, devidamente acompanhado por uma pessoa credenciada para o efeito.
ALIMENTAÇÃO
De modo a evitar qualquer tipo de diferenciação o Tocá Rufar faculta um lanche gratuito, a meio da manhã, a todos os participantes.
HÁBITOS E COSTUMES
O bom senso e a educação dizem que:
Os meios de transporte devem ser estimados e mantidos limpos.
Os instrumentos são preciosos pelo que devem ser usados com cuidado e respeito.
Durante os ensaios e nas viagens da orquestra, não se utilizam os telemóveis a não ser para ligar ou receber chamadas importantes de familiares.
Pede-se autorização para entrar ou sair da posição de ensaio ou de actuação.
Nos intervalos, a sala de ensaio destina-se apenas à prática instrumental.
O ensaio só termina depois de arrumada a sala de ensaio e os instrumentos estarem impecavelmente arrumados.
Todos os participantes ajudam nas tarefas da orquestra e contribuem activamente para que os espaços permaneçam limpos e arrumados.
Todo o equipamento e fardamento oferecido deve ser mantido em bom estado.
Antes de se inscrever ou inscrever o seu educando, pf leia o regulamento interno.
CONCESSÃO DE DIREITOS DE IMAGEM
No âmbito de atuações ao vivo, ensaios, viagens e sempre que se encontro no contexto da sua participação na Orquestra Tocá Rufar, o(a)abaixo assinado concede todos os direitos de proceder a registos audiovisuais, assim como a sua utilização para estudo, divulgação e publicação em versão impressa e/ou eletrónica e todos os outros suportes de comunicação legais, fazendo ou não referência ao nome do participante. As obras produzidas são da responsabilidade da ADAT - Associação dos Amigos do Toca Rufar.
A leitura do Regulamento Interno é obrigatório.
Obrigado pela colaboração