A Orquestra

Os espectáculos Tocá Rufar resultam do investimento na formação musical gratuita de crianças, jovens e adultos, e do desenvolvimento de projectos artísticos para apresentação pública em que os intérpretes são os próprios alunos. Têm na Orquestra Tocá Rufar, uma orquestra de percussão tradicional portuguesa, com naipes de bombos, caixas de rufo e timbalões, o espectáculo mais emblemático do Tocá Rufar, sendo a embaixadora de um projecto moderno, ágil, activo, criativo, inovador e possuidor de uma sólida identidade cultural.


Os tocadores dos espectáculos Tocá Rufar são pessoas comuns que no âmbito desta actividade alcançam lugares que à partida não estariam ao seu alcance, independentemente da sua origem e condição, demonstrando que é possível superar preconceitos através do trabalho e da persistência. Assim, os espectáculos Tocá Rufar permitem colocar pessoas comuns no lugar de representantes e embaixadores de um Portugal activo, criativo inovador e detentor de uma forte identidade cultural.


Sob o lema: entrega-te, revela-te, supera-te, o Tocá Rufar provê os seus alunos de uma nova e melhor perspectiva de si próprios e exige-lhes a busca de um equilíbrio justo entre o respeito de uma vontade e ordem comuns e a afirmação de uma identidade individual no seio da comunidade.


 Além da sua acção directa sobre os alunos o Tocá Rufar tem uma acção indirecta muito abrangente. Os espectáculos do Tocá Rufar e a forma como os tocadores se apresentam e comportam publicamente inspiram milhares de espectadores, não só pela qualidade musical mas pela rectidão, educação, generosidade e simpatia que emanam; constituem um exemplo, desafiam e alimentam o espírito e são um importante estímulo à solidariedade e ao envolvimento ao serviço da comunidade.

 

Os espectáculos Tocá Rufar resultam do investimento na formação musical gratuita de crianças, jovens e adultos, e do desenvolvimento de projectos artísticos para apresentação pública em que os intérpretes são os próprios alunos.

O Tocá Rufar provê os seus tocadores de uma nova e melhor perspectiva de si próprios e exige-lhes a busca de um equilíbrio justo entre o respeito de uma vontade e ordem comuns e a afirmação de uma identidade individual no seio da comunidade. Têm na Orquestra Tocá Rufar o espectáculo mais emblemático e embaixador de um projecto moderno, ágil, ativo, criativo, inovador e possuidor de uma sólida identidade cultural.

Compondo uma turma única, o grupo composto pelos tocadores do Tocá Rufar reúne e aproxima indivíduos díspares cujos contextos sociais normalmente não se cruzam nem conhecem mas que, enquanto percussionistas adquirem uma posição de equidade. Como membros queridos duma só família partilham afinal um espaço de encontro entre gerações, culturas, experiências de vida, carreiras escolares e académicas, faixas sociais, identidades; onde todos são entendidos e considerados unicamente pela sua entrega, amizade e mérito.

Video