
O Projeto Social Tocá Rufar em São Tomé e Príncipe e a criação da 1ª Orquestra Social Tocá Rufar STP representa uma oportunidade única para preservar e enriquecer a cultura local, promover a inclusão social e fortalecer os laços entre São Tomé e Portugal.
O projeto Tocá Rufar, associação fundada por Rui Júnior em 1996, é uma iniciativa nacional de Portugal que visa promover a educação musical, em particular a percussão, em escolas e comunidades. Este projeto, de reconhecido mérito cultural em Portugal, tem como objetivo principal incentivar a aprendizagem da música através da percussão, proporcionando oportunidades de formação e participação em atividades musicais para crianças, jovens e adultos.
Atualmente a Orquestra Social Tocá Rufar em São Tomé e Príncipe é constituída por 35 crianças e jovens, dos 8 aos 16 anos. Os ensaio são realizados aos sábados de manhã, das 9:00 às 12:00, no Lar Simoa Godinho, no distrito de Água Grande, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe.